Dia de reflexão para o encerramento do centenário da morte do Irmão Carlos de Foucauld.

Local: Chácara Lar São José com os Irmãozinhos da Visitação
Goias-2016 das 8:00 às 16:00
Estiveram reunidos os irmãos e convidados
Assessor: Pe. Paul Wafflard

1-      O Irmão Carlos e a busca do ultimo lugar.

O irmão Carlos foi um sacerdote francês que terminou sua vida vivendo no deserto do Saara. Em 1904, o Irmão Carlos sentiu o desejo de viver próximo ao povo e principalmente dos mais pobres. Foi morar no Hogar, uma cordilheira, na Argélia próxima ao povoado mulçumano de Tamanrasset. O irmão Carlos é uma inspiração para o nosso trabalho conhecemos bem o seu lema: Gritar o Evangelho com a sua vida. Sua vida e obra são uma grande fonte motivadora para aqueles que desejam viver a Imitação de Cristo.


Inspirado pelo Irmão Carlos, Dom Edson Damian escreveu o seguinte: A amizade que brota da relação reciproca entre o adorado e o adorador esta sempre a serviço da Imitação-Seguimento que nos assemelha a Jesus e a seu Evangelho.

 O Irmão Carlos aprendeu de Nazaré a viver e conhecer o último lugar. A vida de Nazaré pode ser vivida em todos os lugares, viva-a no lugar mais útil ao próximo.


1-      A Espiritualidade de Nazaré

O Irmão Carlos desejou ir a Nazaré e indo lá se aproximou definitivamente do Mestre. Nazaré nos ensina que precisamos viver com meios pobres e humildes. Nazaré nos desafia e é o meio de se falar com a vida, procurando imitar a vida de nosso Bem Amado Jesus. Enquanto nos propõe uma logica de crescer sempre mais. Nazaré nos ensina a logica de descer e descer sempre mais. Na sua vida em Nazaré o Irmão Carlos aprendeu que Jesus se colocava entre os últimos, e que a maior parte de sua vida foi um grande mistério de simplicidade.

Segundo Jose Comblin: A Igreja adotou uma opção preferencial pelos pobres, mas não entrou no mundo das periferias. Papa Francisco disse “Quero uma Igreja pobre com os pobres”. Na sua vida em Nazaré o Irmão Carlos aprendeu que Jesus se colocava entre os últimos, a maior parte da sua foi um grande mistério de simplicidade.

O Irmão Carlos vai cultivar e aprofundar sua amizade com Jesus Eucarístico. Ele escreve “Na sagrada Eucaristia estais todo inteiro, todo vivo, meu Bem Amado Jesus, tão plenamente como estáveis na casa da sagrada família de Nazaré, na casa de Madalena do mesmo modo estais aqui, meu Bem Amado é meu tudo. Jamais fiquemos longe da sagrada Eucaristia. Amém”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músicas na espiritualidade de Nazaré

Oração de Confiança