VIDA E OBRA DE CHARLES DE FOUCAULD



A vida deste sacerdote francês que viveu no deserto do Saara é uma inspiração para o nosso trabalho em prol do Reino de Deus. O seu lema: “Gritar o Evangelho com a sua vida”. Sua vida e sua obra é abissalmente motivadora para aqueles que querem viver a imitação de Cristo.
Charles de Foucauld nasceu em Estrasburgo, França em 15 de setembro de 1858. Ele ficou órfã quando criança e criado por seus avós maternos. O destinatário de uma grande herança, Charles viveu uma vida mundana, que resultou na perda gradual de sua fé.
Charles serviu no exército francês e foi postado por um tempo na Argélia. Este foi o início de sua fascinação com o Norte de África. Depois de servir no exército, ele viajou por todo o Marrocos. Um livro que escreveu sobre suas explorações ganhou uma medalha de ouro da Sociedade de Geografia de Paris.
Conversão
Seu contato com os muçulmanos devotos em Marrocos agitau o coração de Charles. Ele escreve: “Islã realmente me sacudiu até a medula. A visão de tal fé, dessas pessoas que vivem na presença contínua de Deus, me fez vislumbrar algo maior, mais verdadeiro do que as preocupações mundanas. Comecei a estudar o Islã e, em seguida, a Bíblia”.
De volta a Paris, Charles sentiu a necessidade de renovar os seus próprios compromissos religiosos. Em 29 de outubro de 1886, Charles falou com o pároco padre Henri Huvelin na Igreja de Santo Agostinho. Depois de confessar seus pecados e receber a Sagrada Comunhão, Charles sofreu uma nova abertura horizonte em sua vida: “Assim que eu acreditava que havia um Deus, compreendi que eu não podia fazer outra coisa senão viver para Ele. A minha vocação religiosa data do mesmo momento em que a minha fé. Como Deus é grande! Há tanta diferença entre Deus e tudo o que não é Ele!”.
Padre Huvelin, era um sacerdote santo e intelectual, tornou-se diretor espiritual de Charles e incentivou a fazer uma peregrinação à Terra Santa. A viagem inspirou Charles a imitar a “vida oculta” de Jesus de Nazaré. Esta foi a vida que Jesus viveu antes de Seu ministério público, uma vida caracterizada pelo silêncio, obscuridade, trabalho humilde, caridade doméstica e alegrias simples.
A idéia de “Nazaré”, de encontrar a santidade no quotidiano, tornou-se essencial para a espiritualidade de Charles. Sua compreensão de Nazaré iria evoluir ao longo de sua vida. Hoje existe um retiro espiritual profundo na família foucauldiana chamado: “Mês de Nazaré”.
Charles entrou para um mosteiro trapista, ou seja, dos monges cistercienses da estrita observância, mas depois de vários anos percebeu que sua vocação estava conduzindo outro lugar. Viveu por um tempo como um jardineiro e faz-tudo de um convento de freiras clarissas em Nazaré.
Sua busca de viver a vida oculta de Jesus, eventualmente, levou-o de volta para o deserto do Saara. Em 1901, Charles foi ordenado sacerdote da Diocese de Viviers na França e recebeu permissão para estabelecer uma ermida em Beni-Abbes, na Argélia. Mais tarde, ele construiu uma segunda ermida distante para o sul em Tamanrasset, um pequeno povoado em uma região remota das montanhas vulcânicas chamado de Hoggar.
No deserto, Charles levou uma vida austera, marcada pela oração e um ministério despretensioso de amizade com as tribos nômades de beduínos de muçulmanos, conhecidos como os tuaregues. Para eles, ele se tornou conhecido como um “marabu”, um homem santo.
Gritar o Evangelho
Charles saudou todos os que vinham ao seu posto: os povos do deserto, os soldados franceses, e qualquer outra pessoa que viaja através da paisagem das profundezas do Saara. Ele ofereceu toda a assistência caritativa que seus meios permitia. Sua motivação era simplesmente imitar o amor generoso de Jesus Cristo.
De seus escritos: “Toda a nossa existência deve ser de gritar o Evangelho de cima dos telhados. Toda a nossa pessoa deve respirar Jesus. Todas as nossas ações e toda a nossa vida deve proclamar que pertencemos a Jesus”.
Fazemos o bem, não pelo que dizemos e fazemos, mas pelo que somos, pela graça que acompanha as nossas ações, pelo caminho que Jesus vive dentro de nós, pela maneira que nossas ações são as ações de Jesus, que trabalha através de nós.
Charles também expressou o seu protesto contra a escravidão e outros atos de injustiça infligidos sobre os pobres do deserto.
As esperanças de uma nova comunidade
Charles tinha esperança de criar uma nova comunidade religiosa baseada na vida de Nazaré. Ele escreveu uma regra básica para os “Pequenos Irmãos do Sagrado Coração de Jesus”, mas ele não tinha seguidores durante sua vida.
Sua vida e sua obra teriam um impacto muito maior nos próximos anos, as ordens religiosas e fraternidades seculares em todo o mundo tiveram inspiração nele. Do seu diário: Jesus fala para ele: “Sua vocação e pregar o Evangelho em silêncio como eu fiz na minha vida escondida, e como também o fez Maria e José”.
Sua regra: Siga-me, não o que eu fiz, em cada situação pergunte a si mesmo: O que Nosso Senhor teria feito? Então faça isso. Essa é a sua única regra, mas é absolutamente obrigatória para você.
O coração e a cruz
Charles desenhou um “Coração e uma Cruz” insígnia para ser usada na parte da frente de seu hábito religioso.
De seus escritos: “O emblema do Coração de Jesus lembra que você deve dar a Deus o mesmo amor que Ele lhe dá… e que você deve amar o próximo como a si mesmo… porque Deus o ama como Ele ama você”.
Ele deixa bem claro tais insígnia: “Eu estou traduzindo os quatro Evangelhos para a língua tuaregue. Eu estou tentando com todas as minhas forças para demonstrar e provar a esses irmãos perdidos pobres que nossa religião não é senão a caridade e fraternidade, e que seu emblema é um CORAÇÃO”.
Sua meditação abissal “O que há em comum entre o céu e eu – entre sua perfeição e minha miséria? Não é o seu coração, Senhor Jesus. Ele forma uma ligação entre estas duas coisas tão diferentes”. “Pela cruz estamos unidos a Ele, que foi pregado nela, nosso cônjuge celestial. Cada instante de nossas vidas deve ser aceito como um favor, com tudo o que ele traz de felicidade e sofrimento. Mas é preciso aceitar a cruz com mais gratidão do que qualquer outra coisa. Nossas cruzes nos separar da terra e, portanto, chamar-nos mais perto de Deus”. “Não foi por Suas palavras divinas, e não por seus milagres, e não por suas boas obras que Jesus salvou o mundo; foi por sua cruz”. Quanto mais abraçar a cruz, mais nos tornamos um só com Jesus”.
Em 1 de Dezembro de 1916, Charles foi baleado e morto por um jovem membro de uma tribo Tuareg rebelde. Em um caderno que ele carregava havia escrito: “Viva como se você fosse ter que morrer como um mártir de hoje”.
Beatificação de Charles de Foucauld
Em 13 de novembro de 2005, Charles foi beatificado na Basílica de São Pedro, em Roma. Ele agora é homenageado com o título de “Bem-aventurada”.
Aqui um trecho da homilia do Papa Bento XVI na beatificação de Charles diante de uma multidão.
Queridos irmãos e irmãs em Cristo:
“Vamos dar graças pelo testemunho de Charles de Foucauld. Em sua vida contemplativa e escondida em Nazaré, ele descobriu a verdade sobre a humanidade de Jesus e convida-nos a contemplar o mistério da Encarnação; neste lugar que ele aprendeu muito sobre o Senhor, a quem ele queria seguir com humildade e pobreza. Ele descobriu que Jesus, que veio para se juntar a nós em nossa humanidade, nos convida a fraternidade universal, que ele posteriormente viveu no deserto do Saara, e para o amor, do qual Cristo nos deu o exemplo. Como sacerdote, ele colocou a Eucaristia e o Evangelho no coração de sua vida, as duas mesas da Palavra e do Pão, fonte da vida cristã e da missão”.
A Espiritualidade do Irmão Charles de Foucauld

Por René Voillaume
COM JESUS, EM NAZARÉ, NO DESERTO E NOS CAMINHOS DOS HOMENS.
“O Padre Carlos de Foucauld, por sua parte, sempre concebeu a sua vida religiosa consagrada como uma participação da forma de vida de Cristo (…)”. Ele deixa tudo para entrar na vida monástica, porque não pode con­ceber o amor sem uma imperiosa necessidade de viver unicamente para Aquele que ama, de imi­tá-lo em tudo e de partilhar a sua condição de vida. A regra de vida do irmão Carlos pode resumir-se na sua decisão de imitar Jesus tal como o Evangelho lho revela. É então que desco­bre no desenrolar da existência terrestre de Cristo como que três maneiras de viver: em Nazaréno deserto, e pelos caminhos como operário evangélico. Esta intuição tão simples revelou-se nele extraordinariamente fecunda e dominou sua mar­cha espiritual. O Irmão Carlos esteve constantemente atento para fazer de sua vida uma imi­tação sempre mais fiel daquela de seu bem-amado irmão e Senhor Jesus.
Entre estas três maneiras de viver de Cristo, escolheu imitar particularmente a primeira, em Nazaré. Todavia esta escolha não o impede de seguir Jesus também no deserto e nos caminhos da evangeli­zação dos homens. Como poderia ser de outra forma para quem escolheu dar-se a Cristo Jesus cuja vida e missão não poderiam ser perfeitamente compreendidas nem participadas através de um único modo de vida, concebido como excluindo os outros?
Quanto mais você frequentar o irmão Carlos esforçando-se para melhor compreender o fundo de sua alma, mais compreenderá como nele esta intuição dos três modos de vida de Cristo é característica. “Efetivamente, é um dos traços essenciais de sua mensagem”.
(Mensagem extraída do livro “Sentinelas de Deus na Cidade”, de René Voillaume. São Paulo: Ed. Paulinas, 1976).
Conclusão
A beatificação de Charles é o reconhecimento oficial de sua vida de virtude heróica. Ele é um guia para os homens e mulheres em sua jornada para Deus. Sua espiritualidade tem seguidores no mundo inteiro.
A disseminação da industrialização cria muitas “desertos” em nosso mundo hoje. Mais e mais pessoas devem lidar com ambientes difíceis que parecem solitário, estéril e sem sentido. A ciência e a tecnologia não tem respondido os profundos anseios da humanidade. Só o Absoluto-Deus é a resposta para alma com sede de felicidade e eternidade. Neste mundo em mudança, podemos receber o testemunho silencioso de Charles como um belo presente, uma fonte de esperança e inspiração para todos nós. Ele viveu todo para o Cristo em prol do amor aos outros.
Vamos meditar para sempre seu pensamento: “É preciso rezar muito mais pelos outros do que para si: ‘é melhor dar do que receber’. Jesus procurou de tal forma o último lugar que dificilmente alguém lhe poderá subtrair!”. “O amor é inseparavel da imitação: quem ama quer imitar: é o segredo de minha vida. Me apaixonei por esse Jesus de Nazaré crucificado, e passo a vida tentando imita-lo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músicas na espiritualidade de Nazaré

Oração de Confiança