Espiritualidade e carisma

Vivemos a partir da espiritualidade de Nazaré do Beato Charles de Foucauld, mergulhando no essencial: Imitar Jesus de Nazaré, àquele que viveu com sua família, como outro qualquer, misturando-se com o povo, fazendo-se semelhante á eles, fazendo o bem e testemunhando o evangelho com a vida.

"O Filho de Deus trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-Se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, excepto no pecado". II Concílio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 22: AAS 58 (1966) 1042-1043.

“Não posso, meu deus, ser rico, viver folgado, comodamente quando fostes pobre e necessitado, vivendo penosamente de um trabalho duro.” Charles de Foucauld
Ser presença entre as pessoas: presença de alegria, em atitude fraternal, buscando unidade;  e ao mesmo tempo no escondimento, no último último lugar, para que Cristo seja cresça através das nossa atitudes.

Uma vida contemplativa e ativa, não se tornando omissos as necessidades espirituais e sociais, especialmente dos pobres e esquecidos.

“...Sejam contemplativas, permanecendo ao mesmo tempo muito próximas de seus irmãos, misturando-se à vida deles, compartilhando seus sofrimentos e suas alegrias, fazendo-se tudo para todos.” Irmãzinha Madalena de Jesus

Só podemos dar o que vivemos e o que estamos cheios, por isso temos uma vida contemplativa intensa. Como Ir.Carlos adoramos o Santíssimo diariamente, rezamos a liturgia das horas três vezes ao dia, rezamos o terço, temos a santa Missa semanalmente, temos o trabalho manual, o dia de deserto, etc.



Acolhida
A nossa comunidade é formada  irmãos que tem dons e talentos próprios, tais como: aquele irmão que tem o dom de cozinhar, o outro da missão nos bairros, ainda aquele que gosta de cuidar dos idosos, o da comunicação, o irmão mais de oração e silêncio, o irmão eremita etc; a comunidade aproveita estes dons e respeita, por isso há espaço para os que querem viver a vida eremítica, missionária, pastoral e comunitária.

O carisma da nossa fraternidade é o da Visitação; que é fazer o mesmo que Nossa senhora fez após fazer a experiência do amor, na Anunciação do anjo. Ela foi ao encontro de sua prima, não se apegando a graça que recebeu.
Foi para ser presença amiga, missionaria, orante, contemplativa,  solidaria e transformadora.

O carisma da Visitação é atualíssimo e entra em conformidade com a Igreja em saída que o Papa Francisco pede.

Portando ser irmãozinho é viver intensamente o amor, como simboliza a cruz fincada ao coração do Beato Charles de foucauld.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músicas na espiritualidade de Nazaré

Oração de Confiança

Frei Domingos - Lamento do nativo