Nossa história

A Fraternidade dos Irmãozinhos da Visitação de Charles de Foucauld nasce do desejo ardente dos bispos reunidos em Aparecida com o Santo Padre o Papa Bento XVI, para a realização da V conferência Latino Americana e Caribenha. Após a conclusão desta conferência, um pequeno grupo de jovens rapazes, já vivenciando uma profunda experiência religiosa em uma comunidade nova, tem seu primeiro contato com a Espiritualidade de Charles de Foucauld, através do livro ‘Fermento na massa’.  E na mesma oportunidade também recebem um pequeno exemplar das conclusões da V Conferência, e se sentem atraídos a trilhar um novo caminho no coração da Igreja, atendendo o apelo do Papa e dos bispos reunidos aos pés da Mãe Aparecida.
Ir.Marcelo e Ir.Márcio
Assim um pequeno grupo de 2 jovens decidem deixar a comunidade religiosa que pertenciam e formar a primeira fraternidade de vida e oração. Acolhidos por um atencioso padre de uma paróquia no sul de Minas Gerais (Extrema) que após tomar posse como pároco viu o grande desafio missionário que o aguardava, convidou os jovens a fixarem a casa fraterna numa periferia fora da cidade, e que ficassem responsáveis pela animação missionária de 13 comunidades rurais mais uma sede da periferia, hoje paróquia. E foram enviados e acolhidos pelo povo santo de Deus, incansáveis lutadores e batalhadores na vivência de uma comunidade de base que uma fé e vida e uma radicalidade opção preferencial pelos pobres, e sedentos de beber das águas de Aparecida.
Começaram então uma maratona de encontros de animação das lideranças, grupos de reflexão, novenas de natal, campanhas da fraternidade, cursos de batismo nas famílias, incentivo a catequese de iniciação e crisma, animação da vida litúrgica, missões permanentes, animação da juventude, obras sociais diversas, lutas e defesa da vida e direitos humanos.
Com o tempo chegaram mais jovens que queriam fazer aquela experiência, mas muitos ficaram somente na experiência, pois a vida daqueles jovens, já conhecidos e chamados pelo povo de Irmãos Missionários, era uma total contradição a vida religiosa atual. Viviam eles do seu próprio trabalho, e se dedicavam integralmente a vida das comunidades. Participavam ativamente das dores e sofrimentos do povo pobre, partilhavam também as alegrias daquele povo, enfrentavam traficantes, recebiam ameaças de morte, por tentar livrar crianças, adolescentes e jovens da escravidão das drogas, isto quando as mães na madrugada batiam nas portas da casa dos irmãos chorando, pedindo ajuda.
Após viverem 5 anos nesta região, e terem construído com o povo de Deus daquelas comunidades uma igreja viva, e uma liderança participava e comprometida, decidem entregar a missão ao bispo local, e migrarem para a Diocese de Goiás, onde já eram aguardados com entusiasmo pelo Bispo Dom Eugênio Rixem.

Assim que chegaram foram   responsáveis pelo Mosteiro da Anunciação; depois de deixá-lo, foram para a chácara de recuperação para jovens dependentes, e pela casa de acolhida ao migrante da diocese. Cuidaram até 19 de dezembro de 2017 da chácara Lar São José, que acolhem idosos e crianças.

E-mail: irmãozinhosdavisitação@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músicas na espiritualidade de Nazaré

Oração de Confiança

Frei Domingos - Lamento do nativo