Oblatos Foucaldianos

Oblatos e Oblatas Foucauldianos são pessoas cristãs (leigas ou ordenadas, casadas, solteiras  ou viúvas) que chamadas por Deus procuram viver com coerência o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia dentro do Espírito da Regra e da Espiritualidade de Charles de Foucauld (Espiritualidade de Nazaré).  No conteúdo desta encontra alimento e estímulo para tenderem à perfeição evangélica e à glorificação de Deus.

 Oblato quer dizer “oferecido ao Senhor”. A oblação significa oferta voluntária de seu estado de vida como pertencente a Deus.

 A oblação foucauldiana requer certa preparação, que se dá em dois períodos denominados Postulantado e Noviciado, de aproximadamente um ano cada. No primeiro se estuda o Estatuto dos Oblatos, no segundo se dá o estudo da Regra, Espiritualidade e Carisma.


A oblação constitui, pois, um “caminho de perfeição” oferecido aos que, entre as mais variadas formas de que se pode revestir a perfeição cristã, através da diversidade das Ordens Religiosas, Congregações, Fraternidades e das orientações espirituais que elas concretizam, sentem-se mais atraídos pelo espírito que informa a vida monástica, contemplativa e ativa.

Fazer profissão de Oblato é escolher seriamente um caminho, após madura reflexão. É assumir um compromisso de enorme importância, já que se toma a Deus mesmo como testemunha; é colocá-la entre as coisas mais sérias aos olhos da fé, pois que se refere às coisas de ordem sobrenatural. É firmar um “contrato” com a comunidade religiosa à qual se filia de onde resultará uma comunhão vital, e uma corresponsabilidade espiritual recíproca. É engajar-se, solenemente, no caminho de uma verdadeira conversão interior; conversão esta que, como se sabe, nunca será inteiramente atingida nesta terra, mas na qual se deve trabalhar dia-a-dia, com perseverança, inspirando-se nos princípios da Regra Foucauldiana.

1.Espiritualidade de Nazaré.
2.Comunhão com toda Igreja.
3.Formação permanente: Encontros e retiros espirituais.
A Fraternidade indica um dos irmãos que ficara responsável por acompanhar este grupo oblativo.Assim apresentamos a vcs o Irmão Edvaldo de Jesus, que orientará a vivencia mensal de cada irmão(a) oblato(a), bem como orientará os retiros para os mesmos irmãos (as) oblatos (as) e a preparação para a consagraçao.

 Quem desejar saber mais sobre como se tornar oblato(a) foucauldiano entre em contato conosco pelo e-mail: irmaozinhosdavisitacao@gmail.com


SER OBLATO É SER UM CRISTÃO QUE SEGUE APAIXONADAMENTE JESUS CRISTO E A ESPIRITUALIDADE DE CHARLES DE FOUCAULD. É UMA MISSÃO PARA LEIGOS E ORDENADOS QUE POSSA VIVER SUA OBLAÇÃO-CONSAGRAÇÃO EM CASA, NO TRABALHO, NA COMUNIDADE, NA ESCOLA, NA UNIVERSIDADE E NO DIA-A-DIA ATÉ PARUSIA. 






Caminhos de Fraternidade  

Informativo interno para Oblatos  e Grupos  Missionários de Charles de Foucauld
Instituto dos Irmãozinhos (as) da Visitação da Fraternidade de Charles de Foucauld
Agosto a Novembro de 2017

Organização interna do Instituto dos Irmãozinhos (as) da Visitação da Fraternidade de Charles de Foucauld

Conforme o caminho percorrido ao longo dos anos da fundação desta Fraternidade, viu a necessidade de uma melhor estruturação dos nossos grupos fraternos.
Viu-se que a comunidade fraterna  esta em pleno crescimento e desenvolvimento do seu potencial  espiritual, pastoral e religioso. Assim  também destaca-se o crescente numero de fieis seguidores da igreja que querem também beber desta mesma  fonte do qual bebem os irmãos e irmãs religiosos, seguindo a Jesus mais de perto no pleno desenvolvimento de suas potencialidades e serviço a igreja.
Sabe-se que a fraternidade quer ser fermento na massa, jamais sendo um grupo isolado e a parte da vida da igreja. Existimos para sermos companheiros de caminhada de nossos bispos, padres e demais religiosos e religiosas. Ajudar nas suas necessidades diversas, num só proposito de ser presença orante   e solidaria para que a o mundo creia que somos enviados por Deus.
O Instituto dos Irmãozinhos da Visitação e formado por irmãos e irmãs religiosos (as), leigos e leigas que por nos chamados Oblatos  que buscam ser testemunho vivo de Jesus Cristo em cada realidade onde se encontram.
Os Irmãos e irmãs religiosos (as), vivem em comunidades fraternas de 3 a 4 membros, podendo também formar comunidade com Oblatos(as) liberados que queiram viver em comunidades.
Os Oblatos (as) vivem em suas realidades, sem ter a necessidade de vida comum. Formam fraternidades de vínculos espirituais com outros membros. Onde  estes procuram se reunir  ordinariamente uma vez ao mês. Onde partilham  juntas as meditações recebidas mensalmente conforme diretrizes do Instituto.
Os grupos  de Oblatos podem se organizar em pequenos grupos Oblativos, que escolhendo um animador, que ficara responsável de manter os contatos  diretos com a Fraternidade central, e procurara manter sempre em ordem os relatórios  e correspondências da sua região ou grupo.
Os Oblatos não celibatários usaram uma camiseta monástica própria, que aberta dos lados, contendo o capuz e bolso na frente vasado. O emblema do Instituto, um pequeno crucifixo símbolo da Fraternidade. Os Oblatos celibatários poderão após um ano  de caminhada e discernimento, e apos aprovação do conselho dos irmãos religiosos e dos conselheiros regionais autorizar o uso do habito religioso e suas insígnias próprias.
Os Oblatos receberam que duas  vezes ao ano a visita do assistente religioso que sendo do conselho geral, que disporá aos mesmos  maior profundidade do carisma e partilha da vivencia da espiritualidade através , sendo que em uma destas visitas o superior geral ou um  representante  seu , recebera as promessas  de unidade dos oblatos(as).Sendo que este rito deve ser proferido em celebração onde esteja presente numero suficiente de pessoas e sempre com estrito conhecimento dos párocos  local. Assim também que as despesas da viagem que seja dividida entre a fraternidade e os oblatos.
Aos Oblatos fica a incumbência e responsabilidade de contribuir com a Fraternidade Geral em sua manutenção. Sendo assim cada Oblato contribuirá com 10 por cento de  um salario mínimo vigente anualmente.

Anualmente se  realizara a grande assembleia dos irmãos (as) Oblatos (as), sempre escolhendo a região que com mais disponibilidade se põe a acolher o evento. Visto nesta assembleia será também escolhido um coordenador geral dos Oblatos e um (a)  assistente religioso(a), para os mesmos.
Nosso irmãozinho oblato Jose Evanildo, da cidade de Sao José do Divino.  (Ceará)

Nosso irmaozinho Oblato Moisés Prazeres
 (Manaus)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Músicas na espiritualidade de Nazaré

Oração de Confiança

Frei Domingos - Lamento do nativo